sábado, 13 de junho de 2009

Planificação 2ª Semana

Planificação do 1º Dia

Começamos a manhã com interacção com as crianças nas suas brincadeiras, nos cantinhos. Depois iniciamos a actividade com um diálogo, utilizando um discurso argumentativo sobre o que as crianças tinham realizado e aprendido na semana passada. Depois do diálogo realizamos com as crianças o jogo do Semáforo, jogo este onde as crianças teriam que andar consoante a cor do semáforo (devagar, normal e rápido).
Após a aula de Enriquecimento Curricular (Inglês) e do recreio, realizámos novamente um diálogo acerca da família, onde pretendíamos saber o que as crianças pensavam da mesma. Depois do diálogo executamos uma actividade plástica, que se baseava em recortar ou rasgar imagens de famílias em revistas.



Leg. As crianças a jogar ao jogo do semáforo.



Leg. As crianças a recortarem imagens sobre a família.


Planificação do 2º Dia

À medida que as crianças iam chegando, era lhes dado a escolher uma área da sala para brincarem. Começamos a manhã com um diálogo com as crianças em grande grupo, no tapete sobre a actividade que iria ser realizada e das que já foram realizadas no dia anterior. Depois demos início ao jogo das sombras com imagens da família, onde as crianças foram divididas em grupos, pelas mesas da sala. Após a realização do jogo, as crianças sentaram-se em roda no tapete, para fazermos uma tabela com as opiniões das crianças sobre a Família.


Leg. As crianças estão a jogar ao jogo das sombras, em grupos nas mesas da sala




Leg. As crianças estão a dar a sua opinião sobre a Família.


Planificação do 3º Dia

Interagimos com as crianças nas suas brincadeiras livres. Começamos a actividade com um diálogo com as crianças em grande grupo, no tapete sobre as actividades que já foram realizadas no dia anterior, e as que iriam ser realizadas. Iniciámos o tema do Dia da Mãe, fazendo referência à sua importância. Após o recreio, contámos uma história com o tema da família, fazendo ligação com o tema do dia da mãe.
Depois da aula de Enriquecimento Curricular (Educação Física), realizámos uma actividade plástica, onde as crianças fizeram uma pintura para decoração da sala, sobre o dia da mãe.
Após o almoço fizemos uma visita de estudo à horta de um pai de uma criança da sala, que morava perto da escola.



Leg. As crianças estão a ouvir uma história sobre a Família.




Leg. As crianças a realizar uma pintura para decoração da sala, sobre o dia da mãe


Leg. As crianças na visita à horta de um pai de uma menina da sala.


Planificação do 4º Dia

À medida que as crianças iam chegando, era lhes dado a escolher uma área da sala para brincarem. Após a Saúde Oral, ter feito uma visita à sala, demos inicio a um diálogo com as crianças acerca da realização de um convívio com os pais na escola. Depois do lanche e do recreio, demos inicio à confecção de um bolo de bolacha, realizado com a ajuda das crianças, para o convívio que iria ser realizado com a família da parte da tarde, e também demos inicio à realização da prenda do dia da mãe. Estas actividades serão realizadas em simultâneo, pois o grupo foi dividido em dois. No inicio da confecção do bolo, esteve todo o grupo a ver e a preparar o creme, e logo após, foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo foi confeccionar o bolo e o segundo grupo esteve na sala a preparar a prenda do Dia da Mãe. Depois do primeiro grupo ter participado na confecção, foram trocados os grupos para todas as crianças tivessem acesso às ambas actividades.



Leg. As crianças a participar na confecção de um bolo.



Leg. As crianças estão elaborar a prenda do dia da mãe


Planificação do 5º Dia

Iniciamos o dia, interagindo com as crianças nas suas brincadeiras livres. Demos início a actividade, com um pequeno diálogo com as crianças sobre o convívio que foi realizado no dia anterior, se gostaram, quais os jogos que preferiram. Depois demos início a uma actividade plástica, onde as crianças fizeram um desenho alusivo ao convívio com os pais.
Após a aula de Enriquecimento Curricular (Inglês), e depois do recreio, continuámos com a actividade da prenda do dia da mãe. Após termos finalizado as prendas e para terminar a semana de prática pedagógica, fizemos uma reflexão geral com as crianças, sobre o que realizamos durante a semana, o que as crianças aprenderam e o que gostaram mais.


Leg. Um menino a fazer um desenho sobre as actividades realizadas com os pais no dia anterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário