sábado, 20 de junho de 2009

Fundamentação Teórica

Segundo Piaget, as crianças desta sala, encontram-se no Estádio Pré-Operatório (que varia dos dois anos aos cinco/seis anos). É neste estádio que o pensamento da criança sofre várias transformações, sendo estas a nível da linguagem, cognitivo, das estruturais mentais e entre outros. A nível da linguagem a criança começa por desenvolver o seu vocabulário, como também a capacidade de compreender e a usar as palavras. É nesta fase que as crianças não dão tanta importância à precisão da palavra, mas sim contentam-se apenas a imitar o som e a experimentar e criar novas palavras. Desta forma podemos dizer que quanto mais rico e diversificado for o meio verbal, mais depressa a sua linguagem irá ser desenvolver. Também é característico nesta fase a criança criar amigos imaginários, criar fantasias, ter conversas consigo própria ou com objectos inanimados. Estas acções são formas que as crianças têm para experimentar e desenvolver a linguagem. A nível das estruturas mentais, estas podem ser intuitivas, livres e imaginativas.
Quanto ao jogo, é nesta fase que este é predominantemente simbólico, onde no jogo do faz de conta, as crianças “brincam aos pais”, “ao patrão e empregado”), o jogo de construções converte-se em jogo simbólico com a influência da assimilação (Ex.: no jogo dos legos - a criança diz que a sua construção é, por exemplo, um avião. Mas no entanto para o adulto, aquela construção não tem qualquer semelhança com o avião.
Quanto ao desenho a criança de três anos já atribui significado ao desenho, é capaz de desenhar riscos na vertical, na horizontal, espirais, círculos, mas não designa o que desenhou. Aos quatro anos a criança é mais criativa e começa a perceber os seus desenhos e demonstra no desenho o que sente.

Fonte: http://filosofianaesen.no.sapo.pt/Joana%20Vieira.pdf

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