quarta-feira, 17 de junho de 2009

Planificação da 1ª Semana

Planificação do 1º Dia

Começamos a manhã com interacção com as crianças nas suas brincadeiras, nos cantinhos. Depois iniciamos a actividade com um diálogo, utilizando um discurso argumentativo, apelando ao raciocino das crianças, acerca da palavra do Mês – “Partilha” (Palavra sobre os valores que a educadora já tem vindo a desenvolver todos os meses). Após a aula de Enriquecimento Curricular (Inglês), iniciámos o diálogo a relembrar as actividades feitas na semana anterior. Como forma de dar continuidade a essa mesma semana fizemos uma introdução aos animais selvagens e posteriormente as crianças realizaram uma actividade plástica, intitulada por um desenho de uma animal que gostariam de ter, este poderia ser selvagem ou doméstico, a fim de realizar um gráfico.


Leg: As crianças estão a desenhar o animal que gostam mais.


Planificação 2º Dia

Interagimos com as crianças nas suas brincadeiras livres. Começamos a actividade com um diálogo com as crianças em grande grupo, no tapete sobre as actividades que já foram realizadas no dia anterior e as que iriam realizar. Visto não termos tido tempo no dia anterior para a realização de um gráfico, já o trouxemos feito e fizemos a contagem juntamente com as crianças, com o objectivo de iniciar a matemática e visualizar quais são os animais de preferência das crianças. Por fim discutimos (crianças/adulto) sobre o porque da escolha daquele animal e o que a criança sabe sobre ele ou o que gostaria de saber sobre o mesmo (habitat, comida, entre outros);
Após a aula de Enriquecimento Curricular (Música), efectuámos jogos (Jogo de Memória e dos Pares (relacionados com o tema)), onde divididos o grupo por três mesas, onde seria mais adequado a realização dos jogos.

Leg: Foto da contagem dos Animais escolhidos pelas crianças.


Planificação 3º Dia

À medida que as crianças iam chegando, era lhes dado a escolher uma área da sala para brincarem. Começamos a actividade com uma Surpresa para as crianças com a entrega de um peixinho para a sala. A apresentação foi feita por um Mágico (em fantoche surpresa), onde este fez uma “magia” para aparecer uma surpresa (peixinho) e este poderia aparecer em qualquer cantinho da sala. Após todas as crianças terem visto o “Peixinho”, abrimos uma discussão em grande grupo, para dar o nome ao peixinho. Cada criança deu o nome que gostaria que o peixinho tivesse e, através da contagem dos nomes escolhidos pelas crianças, e o nome com mais votos, foi o atribuído, sendo este “Nemo”.
A fim de incutirmos o sentido de Responsabilidade, realizámos (nós alunas) uma Tabela da Responsabilidade da alimentação do “peixinho”, onde cada criança terá a tarefa diária, de alimentar e supervisionar o “peixinho”. Esta tarefa será realizada por todos, sendo uma por cada dia.



Leg: Visita do Mágico “Tobias” à Sala Verde.


Planificação 4º Dia


Interagimos com as crianças nas suas brincadeiras livres. Começamos a actividade com um diálogo com as crianças em grande grupo, no tapete sobre as actividades que já foram realizadas no dia anterior e as que iriam realizar. Logo após o lanche, iniciamos a tema dos animais selvagens, juntamente com o apoio de uma música com o mesmo tema. Após as crianças terem ficado com algumas noções sobre os animais e as suas características, iniciamos a confecção de uma “selva” em 3D. Esta actividade foi dividida por quatro grupos, sendo estes, o grupo da preparação do lago, o grupo da preparação do material para as folhas das árvores, o grupo da preparação dos troncos das árvores e por fim o grupo da confecção da base da selva. Após todos os materiais estarem prontos e secos, as crianças sentaram-se em forma de U, e cada uma individualmente ou em grupo vinha colocar e finalizar todos os materiais pertencentes à selva.



Leg: As crianças estão a pintar a base da selva.




Leg: As crianças a moldar as folhas das árvores e o papel para o lago.


Leg: As crianças estão a pintar o tronco das árvores.



Leg: A selva já finalizada.


Planificação 5º Dia

Iniciamos o dia, interagindo com as crianças nas suas brincadeiras livres. Demos inicio a actividade com um pequeno diálogo com as crianças em grande grupo no tapete sobre as actividades que já foram realizadas no dia anterior e as que iríamos realizar.
Com o objectivo de fundamentar o conceito de “partilha” e relacionar com o tema dos animais selvagens, criamos uma peça de teatro de fantoches de luva, onde as personagens eram animais da selva, feitos em feltro. A história fundamentava-se no conceito de “partilha”, cujos animais aprenderam o que é partilhar e ensinaram as crianças a importância e o valor desta. Subsequente ao lanche, propusemos as crianças um jogo de roda, onde subsistia os animais da selva. Preparamos mascaras de animais em cartolina, onde cada grupo de crianças pertencia a um grupo de animais (serpente, crocodilo, zebra, macaco e girafa) e ao som da música dançávamos em roda, onde as crianças realizaram uma pequena coreografia consoante a letra da música. Tínhamos previsto a execução de um jogo de adivinhas, só que este não pode ser realizado, pois o tempo (rotina) não permitiu.



Leg: As crianças estão a cantar a músicas dos animais com as suas máscaras na sala de actividades.


Leg: As crianças estão a cantar a músicas dos animais com as suas máscaras no exterior.

Sem comentários:

Enviar um comentário